quarta-feira, 30 de maio de 2012

Assentados do Canaã II vibraram com a peça Teodorico Majestade


A sombra de um grande tamarineiro na comunidade Canaã II serviu de palco para a estreia da turnê de Teodorico Majestade por 22 assentamentos do sul da Bahia. A apresentação aconteceu na tarde do último domingo (27) e fez o público vibrar com a comédia do Teatro Popular de Ilhéus. “Mesmo sendo engraçada, a peça mostra a realidade, como os políticos corruptos roubam sem dó. Isso só poderá mudar quando o povo votar certo e fiscalizar os eleitos”, declarou a assentada Ivanilda Oliveira. 

Ao mesmo tempo em que o público adulto se empolgava com Teodorico, as crianças assistiam a animação francesa Kirikou e a feiticeira. Como a peça é indicada para maiores de 14 anos, foi montada uma estrutura com telão, projetor e sistema de som para a atividade paralela. Ao final, o elenco conversou com o público sobre o processo de montagem do espetáculo e como a arte pode influenciar a mobilização popular. 


Para o diretor do Teatro Popular de Ilhéus, Romualdo Lisboa, a turnê pelos assentamentos inspirará a próxima montagem do grupo, Engenho de Santana, sobre primeira greve brasileira, que aconteceu em Ilhéus, no Rio do Engenho, entre 1789-91. “Os assentados têm uma história de resistência e luta. Queremos aprender com eles como é vivenciar isso, já que estamos no processo de montagem da peça Engenho de Santana”, explicou. 


A equipe da peça Teodorico Majestade – as últimas horas de um prefeito aprendeu muito com a comunidade, formada por 48 famílias de pequenos agricultores vindas de região de conflito dos índios Pataxós, em Pau Brasil. Segundo o presidente da associação comunitária, Arnaldo José dos Santos, desde outubro de 2004, eles foram reassentados pelo INCRA na área em Canavieiras, onde criam gado, plantam cacau e outras culturas. 


Parceria com as comunidades


O projeto Teodorico - Circulação em Territórios de Assentamentos é possibilitado graças ao Prêmio Procultura de Estímulo ao Circo, Dança e Teatro, da Fundação Nacional de Artes (Funarte). Em cada assentamento, é escolhido um produtor local que auxilia o grupo com as questões operacionais. No Canaã II, o assentado Gilson Nascimento dos Santos foi o responsável pela organização do local para apresentação e exibição do filme. Ele também providenciou a travessia da trupe e equipamentos, que cruzou o rio Pardo em uma canoa. 

As próximas comunidades visitadas serão Campinhos e Pinga-pinga, no sábado (02), e São José, no domingo (03). A ação conta ainda com apoio da Assessoria Técnica Social e Ambiental (Ates), vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Agrário, e Coopercentrosul.

Veja mais em... http://teodoricomajestade.blogspot.com.br/

Nenhum comentário: