segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Cineclube Équio Reis traz clássicos de Georges Méliès

Primeira sessão dos filmes de Méliès
Magia, mundos fantásticos, seres encantados, ficção científica. Atualmente, são elementos comuns em filmes que usam a computação gráfica para deixar tudo bem realista. Mas, os efeitos especiais no cinema não são novidade e vêm sendo utilizados desde o final do século XIX. O Cineclube Équio Reis mostra como, através de clássicos de Georges Méliès. A exibição gratuita acontece nesta terça-feira (26) a partir das 19 horas, em frente à Casa dos Artistas. Em caso de mau tempo, a projeção será no interior do espaço cultural. 

A primeira exibição dos filmes, produzidos entre 1898 e 1909, aconteceu no último dia 19, despertando a atenção de dezenas de pessoas que passavam pela porta da Casa dos Artistas. “Fiquei surpresa, pois nunca imaginei que há mais de 100 anos faziam filmes deste tipo”, declarou a estudante Ana Maria Coelho. Nesta terça-feira, serão projetados novos curtas-metragens de diferentes temáticas com até 10 minutos de duração. 

Méliès foi um ilusionista francês que, encantado com a recém-invenção do cinema, inovou nas produções, incluindo números de mágica e truques fotográficos. Considerado o pai dos efeitos especiais, fez mais de 500 filmes e construiu o primeiro estúdio de cinema na Europa. Sua obra mais famosa é “Viagem à Lua”, de 1902. Apesar de todo sucesso, acabou falindo e em 1912 deixou a indústria cinematográfica. O filme “A invenção de Hugo Cabret”, lançado no ano passado, conta parte da história do cineasta. 

O Cineclube Équio Reis é um projeto do Núcleo de Produção Audiovisual do Teatro Popular de Ilhéus e existe desde 2009. Nos últimos três meses, exibiu vídeos produzidos pelos alunos do curso de Comunicação Social da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc). E em março, voltará a projetar os trabalhos dos acadêmicos, sempre a partir das 19 horas das terças-feiras. A entrada é gratuita. 

Programação da semana 

Além do Cineclube Équio Reis, o Teatro Popular de Ilhéus traz outras atrações para esta semana. Na quarta-feira (27), a partir das 17 horas, o DJ Jef Rodriguez, da banda OQuadro, apresenta repertório musical com suas pesquisas mais recentes, no projeto Transeunte. E na quinta-feira (28), às 18 horas, o músico e cantor francês Jean-Marie Olive, apresenta o show Realejo de Paris. Os dois eventos são gratuitos e acontecerão em frente à Casa dos Artistas de Ilhéus. 

Nenhum comentário: